Saúde bucal das gestantes

Saúde bucal das gestantes
Saúde bucal das gestantes

O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida. Isso porque uma vez grávida, será necessário intensificar de vez os cuidados para que a futura mamãe não coloque em risco sua saúde e a do bebê.


Durante a gestação, o organismo da mulher sofre várias alterações, com os hormônios atuando de maneira fora do normal e alterando também algumas funções da boca.

Um exemplo disso é a diminuição da produção de saliva. A saliva ajuda a eliminar bactérias e evita que alimentos grudem mais facilmente à placa que fica em volta dos dentes.

Durante a gravidez, as mulheres também costumam comer mais e em diferentes momentos do dia, aumentando as possibilidades de sofrer cáries. Por isso é importante que a grávida faça uma higienização ainda mais cuidadosa, limpando os dentes sempre que possível após cada refeição.

Mas entre todos os possíveis problemas bucais, o principal problema para as gestantes são as doenças periodontais ou de gengiva. Os níveis elevados de estrógeno e progesterona durante a gravidez deixa a gengiva mais sensível à placa. As inflamações na gengiva são muito perigosas principalmente para o feto.