Chupeta para crianças, Malefícios futuros para a saúde bucal
É muito importante que a chupeta seja retirada com o mínimo de traumas possíveis. Mas se os pais notarem que está havendo muita resistência da parte da criança, é preciso consultar um odontopediatra que pode orientar sobre a maneira correta de agir.
Se o odontopediatra detectar que existe algum fator emocional ou psicológico envolvido, sugere-se que ela seja encaminhada a um psicólogo, que é um profissional capaz de detectar a razão para esta atitude, bem como para auxiliar na eliminação do hábito.
- Não deixe o acessório disponível todo o tempo. O importante é ceder apenas quando ele pedir ou nos momentos de sono. Depois que a criança se acalmar o objeto precisa ser retirado.
- Quando a chupeta for retirada da boca, tire também do campo de visão, guardando em gavetas ou locais altos que ela não possa alcançar. Não deixe o acessório pendurado na roupa da criança.
- Converse! Explique os motivos da remoção, reforçando os pontos positivos. Faça sempre com muito carinho e delicadeza. “A influência da família é fundamental nesse momento”.